Tangolomangueando!

No período de 5 a 7 de agosto, de quinta a  sábado, acontecerá em Fortaleza, no SESC Iracema e no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Tangolomango – Festival Latino-Americano da Diversidade Cultural, que reunirá grupos de várias partes do Brasil e da América Latina para um grande intercâmbio cultural!

O objetivo principal é celebrar a diversidade cultural inserida na liberdade de expressão e na oportunidade do encontro. Nesse movimento circular que pode ser representado numa grande ciranda, o Tangolomango vem para sua 3ª edição em Fortaleza acreditando na troca de saberes para fomentar uma visão de mundo mais colaborativa, através da música, do circo e da dança.

Este ano, o Tangolomango homenageia dois Mestres da Cultura cearenses: Mestre Zé Pio e Mestre Raimundo Aniceto, do Crato, consolidando sua missão de não apenas prestigiar valores da cultura regional mas, sobretudo, de permitir o diálogo entre diversas expressões contemporâneas ou populares do fazer artístico. O projeto tem a parceria do Sesc e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Inspirado num fazer coletivo e integrado, grupos de várias partes do País se interpõem durante três dias de trabalho e intercâmbio de experiências, efetivando-se no dia 7 de agosto numa apresentação única e imperdível no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A apresentação é gratuita e marca, mais uma vez, um encontro singular entre o público de Fortaleza e o projeto. Na última edição, em 2008, mais de duas mil pessoas acompanharam as apresentações dos grupos.

Além disso, o festival seleciona e traz para Fortaleza, pela primeira vez, os grupos latino americanos Legatto 7, de Bogotá/Colômbia e El Circo Del Mundo, do Chile. O primeiro, uma banda vocal à capella, pioneira na Colômbia, que há 13 anos vem construindo uma das mais ambiciosas propostas musicais deste gênero em seu país, e o segundo, criado por iniciativa do Cirque du Soleil em 1995, e cujo objetivo principal é, através das artes circenses, ajudar crianças e jovens com problemas sociais.

Na programação nacional, o público vai poder conhecer as performances dos grupos Companhia Urbana de Dança/RJ e Nova Saga/BA, grupos contemporâneos, que trabalham com dança e música urbana. E fechando a programação, o cearense Di Freitas, de Juazeiro do Norte/CE, que busca dar uma identidade a sua música e reproduzir e criar sons que liguem suas vivências, como músico e ouvinte, à sonoridade do Cariri.

Convidado pelo Programa Petrobras Cultural pelo sétimo ano consecutivo, o projeto, que nasceu em 2002, tem como principal objetivo promover o intercâmbio através da DIVERSIDADE CULTURAL e da troca de experiências entre grupos de diferentes procedências e com diferentes formas de fazer arte, de pensar e de ver a vida.


palavras-chaves: + categoria: textos

Deixe um comentário