Preparando para o Rio

O Globo - Caderno Digital

O Globo - Zona Sul

Megazine

Próxima parada: Lapa

El Circo Del Mundo, escola de circo chilena, grupo de dança pernambucano, coletivos e banda de rock do movimento cabaçal são algumas das atrações que farão parte da sétima edição do Festival de Diversidade Cultural, que leva espetáculo compartilhado ao Circo Voador em novembro. O Tangolomango chega ao Rio depois de ter passado por Fortaleza e ainda a caminho de Salvador. No Rio, o festival acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro. Os dois primeiros dias serão de vivências e dinâmicas que vão resultar na criação do espetáculo compartilhado com direção artística de João Artigos e Sidnei Cruz.

Descendo o país cheio de gás

O espetáculo de Fortaleza reuniu, numa energia contagiante, 1076 pessoas no Anfiteatro do Dragão do Mar e mais 450 pessoas no cortejo após o show, para dançar e se emocionar. Números surpreendentes que confirmam o sucesso do projeto no Estado e mostram que o Tangolomango carioca e seu espetáculo de 9 de novembro prometem. “O Tangolomango já fincou raízes no Ceará e leva nossa cultura para onde for”, diz Marina Vieira, produtora do festival.

Talento e rigor, com prazer

El Circo del Mundo, nosso convidado chileno, concebe o circo como um espaço livre, mágico e lúdico, onde o rigor, a disciplina e a perseverança levam a conquistas concretas que o artista e seu entorno podem vivenciar. A ONG circense que vem tangolomangar no Rio vê o circo e suas interfaces como instrumentos de auto-valorização e formação de redes sociais e de pertencimento. O resultado é um espetáculo de altíssimo nível artístico, e que explora as linguagens circenses de forma dinâmica e moderna. Conheça mais o trabalho deles em www.elcircodelmundo.com.

Cobertura colaborativa no Circo Voador

Uma oficina de jornalismo colaborativo será dada pelo Overmundo no mês de novembro. Estudantes, artistas, produtores culturais, quem quiser pode chegar para participar da cobertura colaborativa do Tangolomango, 7° Festival de Diversidade Cultural, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Circo Voador.  A equipe editorial do www.overmundo.com.br, site colaborativo de cultura brasileira, vai coordenar a cobertura, focada na produção de textos, imagens e vídeo. Os resultados serão postados no Overmundo, no blog do Tangolomango, em sites pessoais e onde mais o pessoal quiser. A produção dos textos e a edição de imagens/vídeos serão feitas posteriormente, bem como as postagens, de acordo com as conversas dos grupos com a equipe coordenadora da cobertura. Como tudo nesta produção é colaborativo, câmeras fotográficas e de vídeo são bem-vindas. Interessados em participar devem mandar um email para helena.aragao@gmail.com.

Sem roteiro mas com ação garantida

No Tangolomango não há resultados previstos, nem roteiro prévio. A versatilidade, o respeito, a generosidade e a criatividade dos grupos permitem que as trocas culturais dêem frutos de uma riqueza espetacular. O pessoal do MM não é confete, coletivo audiovisual que estará no Circo Voador, concorda: “O indivíduo é o propulsor de ações, de criações, de idéias… o coletivo torna-se o agente. Proposições individuais para ações-realizações conjuntas, respeitando cada indivíduo com seu próprio percurso pessoal de conexão artística”. Conectemo-nos todos no próximo dia 9, pois Salvador já está a nossa espera!


palavras-chaves: + categoria: textos

Deixe um comentário