Figurino circense || La Arena

Uma escola de circo, que forma alunos para números de acrobacia, acrobacia aérea, clowning e dança, e tem convênio com uma universidade de verdade, a Universidad Nacional de San Martín, na cidade homônima, província de Buenos Aires. A companhia La Arena traz ao Festival Tangolomango deste ano um elenco composto pelos alunos egressos de seu terceiro ano. São ao todo 12 integrantes que apresentarão um pouco da tradição hermana dos picadeiros aos seus congêneres nacionais.

Exatamente por guardar bastante semelhança com experiências brasileiras, Gabriela Battiato, coordenadora e produtora da trupe, vê a proposta do festival como extremamente interessante, não só porque é uma forma nova e original de apresentar o trabalho de seu grupo, mas sobretudo porque “É ótimo poder compartilhar a arte com outros artistas.” Nos ensaios, a troca entre as diferentes linguagens que estarão misturadas no Tangolomango é quase transcendental, e Gabriela acredita que esta primeira vinda ao Brasil pode render bons frutos.

O número trazido pela escola ao festival integra o espetáculo dirigido por Gerardo Hocchman e coreografado por Lucas Condro, chamado Tiempos que corren. Nele, os artistas performatizam jogos acrobáticos com peças de vestuário que se comportam como “pele permutável”, e proporcionando ao público uma interessante leitura de uma brincadeira que substitui os elementos habituais do circo.

 

“A proposta do Tangolomango nos interessou desde o princípio porque é algo novo e é ótimo compartilhar a arte com outros artistas. Creio que pode sair daí uma mistura bem interessante…”

 
A aposta do grupo La Arena é numa renovação do circo, com elementos performáticos estreitamente relacionados com o teatro. Nos jogos de roupa de Tiempos que corren, por exemplo, está implícita a dramatização e a superposição de papéis sociais e personalidades.

O La Arena é uma companhia formada não apenas por artistas circenses mas também por bailarinos e atores. Criado em 1992, o grupo se especializou em planejar espetáculos de grande visualidade, com bom uso do espaço e suscitando sempre uma reflexão poética impactante.
 



Histórico

Fundado na década de 1990, o La Arena possui hoje duas sedes, nos bairros de Palermo e Vicente López, em Buenos Aires, em que a companhia oferece cursos de verão e seminários para jovens, crianças e adolescentes. Funcionando também como Programa de Formação Profissional, os espaços são dotados dos equipamentos e instalações necessários à experimentação circense.

Nos últimos anos, seus integrantes têm participado de um grande número de festivais e encontros de teatro e circo, como o Festival de Arte y Diseño Uniart em 2010 e o Primer Encuentro Interuniversitario de Teatro, organizado pela Universid Nacional de Lanús em 2009, além de apresentações e montagens dos espetáculos Tiempos que corren e Macedonia no Centro Cultural Borges, no Polo Circo, no El Galpón de Catalinas e em muitos outros espaços.
 

Ficha técnica

Direção e coreografia: Gerardo Hocchman

Coreografia: Lucas Condro

Produção: Gabriela Battiato

Integrantes: Camila Hernandez, Camilo Traverso, Catalina Aguayo Lessa, Celeste Lucia Flores, Evelina Forrellad, Florencia Michalewicz, Florencia Montaldo, Ignacio Martin Ricci, Ismael Agüero Sandillu, Juan Arnaldi, Lola Grispi, Yamil Falvella
 

Fale com o grupo

[qrcode size=”90″]http://www.circoarena.com.ar/[/qrcode]


palavras-chaves: , , + categoria: textos

Deixe um comentário