E a folia do Rio!

El Circo del Mundo

A Escola de Circo Social do Chile chega ao Tangolomango para mostrar como sua iniciativa de usar a arte circense com fins educativos pode dar e dá certo. Desde 1995, as capacidades desses jovens são levadas aos limites, enquanto se estimulam as mudanças no próprio indivíduo.
Alijandra: alejandra@elcircodelmundo.com
Bartolo: bartolo@elcircodelmundo.com
http://www.elcircodelmundo.com/

Coletivo MM não é Confete

“Manifeste-se!”; é a idéia principal dessa dupla paulista. Com seu carrinho de camelô, artigo tão popular como o público que pretendo alcançar, eles criam a mobile webtv live broadcast. A população ganha voz: uma voz limpa, direta, audível. Incrementada com um pouco de edição, animação, vídeo e tratamento de luxo.
Milena Szafir: milena.sz@gmail.com / milena@szafir.net

Companhia Urbana de Dança

Dirigida por Sônia Destri, a Companhia de Dança Urbana é formada por 12 jovens moradores de áreas populares do Rio de Janeiro. Com foco na formação e inserção social desses indivíduos, a Companhia cria um espetáculo corporal que alia a experiência de sua mentora às idéias e incorporações de seus dançarinos.
Sonia Destri: sonia.destri@gmail.com

Júnior (Dr. Raiz)

Quem pôde presenciar a apresentação do Dr. Raiz em 2007 no Tangolomango vai ter uma grata surpresa esse ano. Geraldo Júnior, integrante do grupo, chega na edição de 2008 do festival da diversidade mostrando sua versatilidade com um novo coletivo, trazendo um forró pra ninguém botar defeito.
Geraldo Júnior: jbraiz@yahoo.com.br

Gigantes pela Própria Natureza

Sobre pernas-de-pau, chega ao Tangolomango o Gigantes pela Própria Natureza. Cantando sua música e encenando sua peça, a Cia. de Mystérios apresenta a força da cultura nacional e sua expressividade, num trabalho que aborda o sentido do humano através de seus quase 50 jovens entre 14 e 21 anos. Tudo isso de um ângulo bem pouco habitual. Literalmente.

Marina França: marinabfranca@gmail.com / ciademysterios@hotmail.com
http://www.ciademysterios.com

Majê Mole

Através de uma ação cultural voltada para meninas de rua do bairro de Peixinhos, em Olinda, surge em 1997, o Balé Afro Majê Molê. A dança, o ritmo, a produção, tudo isso dá a essas garotas uma perspectiva de vida que, anteriormente, como reconhecem suas 28 integrantes, lhes parecia quase extravagante, de tão impossível.
Mônica: monica_soares1@yahoo.com.br / maje_mole@yahoo.com.br

Pandeloucos da AMC

Desde 1991, os compositores da Baixada passaram a se reunir para fazer música. Que mais se poderia esperar desse encontro, que não um trabalho primoroso desenvolvido por cada um de seus grupos instrumentistas? Atualmente, o grupo já tem quase duzentos integrantes, entre os quais os “Pandeloucos”. O neologismo do nome já é auto-explicativo. Então, é só ouvir e se deleitar.
Lena de Souza: lena.amc@terra.com.br

Kina Mutembua

Contando com jovens entre 11 e 22 anos, o Kina Mutembua atua na comunidade da Cidade Alta, no Rio de Janeiro, visando a valorização da cultura afro-brasileira. E “Dançando com o vento” – como anuncia o nome da organização traduzido do dialeto banto para o português – que o grupo se apresenta no Tangolomango, ao som da Orquestra de Berimbau.
Fernando César: fernando@acaocomunitaria.com.br

Maria Gomide

Há 30 anos a Companhia Carroça de Mamulengos faz história com trupe de saltimbancos, viajando pelo país. O grupo de 11 pessoas é representado por Maria Gomide no Tangolomango de 2008 com uma apresentação construída e amadurecida para o encanto daqueles que presenciarem.
Maria Gomide: mariagomide@gmail.com
http://www.carrocademamulengos.com.br


palavras-chaves: + categoria: textos

Deixe um comentário